Santos & Festas do Mês Por Sandra E. C. Maria
Neste mês comemoramos as seguintes datas: 1- Sto.Elígio (ou Elói); Stos.Edmundo Campion, Roberto Southwell e Companheiros, Mártires; 2 -S.Cromácio, Sta. Bibiana; 3-S.Francisco Xavier; S.Sofonias Profeta; 4-Sta.Bárbara, S.João Damasceno; 5-S.Sabas; 6-S.Nicolau; Sta.Dionísia, S.Majórico e Companheiros; 7-Sto.Ambrósio (Doutor da Igreja), Sta.Josefa Roselho; 8- Festa da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem; 9- S.Pedro Fourrier, Sta. Leocádia; 10- S.Melquíades; 11-S.Daniel Estilita, S.Dâmaso-I; 12- Sta.Joana de Chantal / N. Sra. de Guadalupe (Padroeira América Latina); 13-Sta.Luzia, Sta.Odília; 14-S.João da Cruz; S.Venâncio Fortunato; 15-S.Folcuíno, S. Mesmino, Sta. Maria Vitória; 16- Beata Maria dos Anjos , Sta. Adelaide, Sta. Albina; 17- S.Lázaro de Betânia, Cinqüenta Soldados de Gaza; 18-N. Sra. da Esperança (ou N.Sra. do Ó), Sta. Olímpia, Sta. Sônia; 19- S.Gaciano , S.Nemésio , Beato Urbano-V, Sta. Fausta; 20-S.Domingos de Silos, S.Teófilo de Alexandria e Companheiros, S.Zeferino; 21-S.Pedro Canísio, Stos. Mártires Vietnamitas; 22-Sta.Juta, Sta.Francisca Xavier Cabrini; 23-S.Sérvulo, S.João Câncio, Sta.Vitória; 24- S.Charbel Makhlouf, S.Delfim, Stas.Ermínia e Adélia; 25- NATAL de Nosso Senhor Jesus Cristo; 26-Sto.Estêvão, Primeiro Mártir, S.Dionísio; 27- S. João (Apóstolo e Evang.), Sta.Fabíola; 28-Festa dos Santos INOCENTES (Mártires), S.Donião; 29-Sto.Davi, S.Tomás Becket; 30- Festa da SAGRADA FAMÍLIA (na Oitava do Natal), Sto.Anísio, S.Marcelo; 31-S.Silvestre I, Sta.Melânia, e S.Piniano. Dentre eles, destacamos:
FESTA DA IMACULADA CONCEIÇÃO: 8 de dezembro
Neste dia não comemoramos somente a memória de um Santo, mas a solenidade mais elevada, a maior e mais preciosa da Igreja católica: a Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria, a Rainha de todos os Santos, a Mãe de Deus.
Nossa Senhora foi a restauradora da ordem perdida por meio de Eva. Eva nos trouxe a morte, Maria nos dá a vida. O que Eva perdeu por orgulho, Nossa Senhora ganhou por humildade.
Deus quis preparar ao seu Filho uma digna habitação. No seu projeto de redenção da humanidade, manteve a Mãe de Deus, cheia de graça, ainda no ventre materno. Assim, toda a obra veio da gratuidade de Deus misericordioso. Foi Deus que concedeu a Ela o mérito de participar de Seu projeto.
Maria então foi concebida sem a mancha do orgulho e do desamor que é o pecado original. Em vista disso, a Imaculada Conceição foi a primeira a receber a plenitude da bênção de Deus, por mérito do seu Filho, e que se manifestou na morte e na Ressurreição de Cristo, para redenção da humanidade que crê e segue seus ensinamentos.
O Dogma da Imaculada Conceição foi proclamado pelo Papa Pio IX, cercado de 53 cardeais, 43 arcebispos, 100 bispos e mais de 50.000 romeiros vindos de todas as partes do mundo, no dia 8 de dezembro de 1854.
Os dogmas da Igreja são verdades que nunca mudam, que fortalecem a fé que carregamos dentro nós e que jamais renunciamos.
Passados apenas 3 anos dessa solene proclamação, no dia 11 de agosto de 1858, Nossa Senhora dignou-se aparecer milagrosamente por quinze dias seguidos, perto da pequena cidade de Lourdes, na França, a uma pobre menina, de 13 anos de idade, chamada Bernadete.
No dia 25 de março, Bernadete suplicou que Nossa Senhora lhe revelasse seu nome. Após três pedidos seguidos, Nossa Senhora lhe respondeu: “Eu sou a Imaculada Conceição”.
Recorramos à Virgem Imaculada quando a tentação de nós se aproxima. Nesse terrível sinal que é para o inferno e para nós prometedor, teremos a vitória final e a salvação.
Essa solenidade, no tempo do advento, nos leva a admirar as belezas de Deus nas suas criaturas e nos ajuda a esperar com maior confiança que seu Reino virá a partir dos pequenos...