Dia 23 de dezembro: DIA DO VIZINHO
Muitos anos depois, já coroado rei, voltou às aldeias para ver o resultado de sua oferta. O primeiro camponês era agora rico, dono de uma grande fazenda, mas vivia assustado e cercado de arame farpado e guardas, em uma aldeia sem recursos, no meio da miséria dos vizinhos. A segunda aldeia ele quase não reconheceu: era agora uma comunidade maravilhosa, com escolas, estradas para escoar a produção, hospitais, etc. Uma beleza! Ocorre que o segundo camponês optou por partilhar com seus vizinhos as sementes que recebera!
Quem nunca teve um vizinho amigo, companheiro e prestativo? A relação com nossos vizinhos não é a mesma que acontece em grandes centros e cidades onde, muitas vezes, as pessoas nem se conhecem. Aqui no interior temos este grande privilegio da convivência fraterna.
No mundo conturbado em que vivemos, com os últimos acontecimentos no Rio de Janeiro, devemos refletir sobre o nosso comportamento em favor da construção da paz em nossa vizinhança. As situações trágicas não aparecem de hora para outra. Elas vão se formando ao longo do tempo. Os sinais são visíveis: comportamentos inadequados dos jovens nas ruas e praças; famílias se desintegrando; pais passando horas em bares e retornando alterados às suas famílias; idosos trabalhando nas ruas em coleta de materiais recicláveis para poderem ajudar suas famílias, etc.
Podemos ficar só observando esse quadro se complicar ou podemos agir com pequenos gestos e partilha.
Através do vínculo de amizade e coletividade existente, os vizinhos podem se organizar para cuidar de seu reduto mais próximo: o setor em que moram.
Conflitos sempre hão de existir, assim como em qualquer relação em que há um grande convívio.
Mas os vizinhos sempre terão uma grande importância no desenvolvimento e na manutenção de um bom ambiente nos bairros.
Esforcemo-nos para sermos bons vizinhos, pois no Cristianismo fala se muito do amigo, irmão, zelo, amizade e dedicação que devemos ter. Mesmo chateados, por motivo ou outro, a tolerância de bom vizinho e cristão deve se sobressair. No Dia do Vizinho abrace e parabenize seu vizinho !
(Sandra E C Maria e Éder Muller)